top of page

Resultados Comentados - Boletim Mensal Braztoa OUTUBRO

Atualizado: 6 de jan. de 2022

Réveillon se destaca como a data comemorativa mais vendida, seguida pelo Carnaval 2022 e pelo Natal


Observamos a cada dia que os planos de viagem dos brasileiros têm saído cada vez mais do papel e se tornando uma feliz realidade pelo Brasil ou pelo mundo afora. Apesar de os índices mostrarem uma redução da sazonalidade das viagens, com os dias do ano que não correspondem ao período de férias e feriados representando 30% das vendas, as férias de verão têm seu lugar de destaque e protagonismo nos planos das pessoas com a chegada da estação mais quente do ano, ficando com 21% das vendas, seguida pelo Réveillon, com 14% das vendas até outubro.


Esse foi o tema central do Boletim Mensal Braztoa de Outubro, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas, que também trará os resultados das operadoras de turismo no mês de outubro.


Em outubro, reduzimos 20 slides em um ao condensar as principais informações da série histórica em uma imagen, apresentada a seguir.

Boletim Braztoa Outubro

Em outubro, 21% das operadoras superaram o faturamento da média histórica e 31% já ultrapassaram o patamar dos 50% desse índice, enquanto 48% ainda não alcançaram 50% do faturamento pré-pandemia.


Quando comparado ao mês de setembro de 2021, 93% das operadoras apontaram crescimento gradativo, mês a mês, o que mostra que o caminho de recuperação segue passos cautelosos, sustentáveis e firmes quando o assunto é manter uma curva ascendente.


Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor: pela primeira vez, desde o início do Boletim Mensal Braztoa, 100% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais. Além disso, em outubro, 73% dos embarques nacionais foram de novas vendas (em setembro esse índice ficou em 61,4%) e, no internacional, 72% dos embarques vieram de vendas novas (no mês anterior, esse indicador esteve em 62%), o que evidencia a resiliência e credibilidade das operadoras, entregando o contratado e com residual de remarcações quase inexpressivos.


Para 89% dos operadores, o ticket médio das viagens nacionais se manteve ou aumentou, enquanto no internacional, esse índice se manteve para 27% das operadoras, e aumentou em até 50% para 54% das empresas.

“No nacional o aéreo com inflação de 50% e os produtos comercializados puxam esse ticket para cima, já no internacional com 25% das vendas com grupos acima de 10pax e o câmbio, são fatores determinantes nesse resultado”. Sidnei Pfau, CEO UP Soluções


O mercado nacional segue representando a maior parcela das comercializações e o Nordeste se mantém como região mais vendida. No ranking dos destinos, o primeiro lugar ficou com Gramado, seguido de Natal e Salvador na segunda colocação, e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro em terceiro lugar. Entre os destinos com crescimento expressivo no período figuram Bonito, Jalapão e São Luís.


Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em outubro, o imediatismo ganha destaque. Um quarto das vendas foram para embarque no próprio mês e 63% terão embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o 1º semestre 2022 e apenas 6% das viagens contam com planejamento a longo prazo e se realizarão no 2º semestre do próximo ano ou depois.


“A vontade e necessidade de viajar para a saúde mental, inclusive, além das promoções de última hora aliadas às incertezas sobre as fronteiras e suas restrições de circulação se mantém refletindo em uma compra muito próxima ao embarque. Fica evidente ainda, olhando para o big data das mídias digitais, que o viajante está pesquisando muito e sendo influenciado por amigos e parentes na decisão de escolha do destino" diz Sidnei Pfau, CEO UP Soluções.

No internacional, América Central, Caribe e Europa foram as regiões mais vendidas. Entre os destinos, destaque ficou com Cancún, Portugal, Paris e Estados Unidos, mostrando que as recentes aberturas de fronteiras já começaram a mudar as preferências de viagens para fora do Brasil, já que por muitos meses, por exemplo, destinos da Ásia figuraram neste ranking.


Em relação aos embarques internacionais, 13% das vendas foram para embarques ainda em outubro, 72% para o final de 2021 e verão do Hemisfério Sul, e 12% para o segundo semestre 2022.




Perspectivas para as festas de fim de ano

Como mencionado no começo do texto, os dias do ano não correspondentes ao período de férias e feriados representam 30 % das vendas de 2021 até o momento, o que reforça uma flexibilidade no planejamento das viagens, indicando uma redução na sazonalidade. As férias de verão aparecem em segundo lugar com 21% das vendas até outubro, valores que devem aumentar com a proximidade da alta temporada, visto que o comportamento de compra está cada vez mais próximo da viagem.


O Réveillon merece grande destaque pois, sozinho alcançou o volume das férias de julho, representando 14% das vendas, seguidos pelo Carnaval e demais feriados com 8% cada. Já o Natal, sendo tradicionalmente um momento que se está com a família, representa apenas 6% do total das vendas das operadoras até outubro. O que demonstra uma grande expectativa para o próximo ano com o retorno das viagens, sobretudo do Carnaval.


Em relação aos feriados de 2021, as vendas foram maiores para a semana do saco cheio (12 a 15 de outubro), 7 setembro, 15 novembro e 2 de novembro aparecem na sequência, respectivamente.



No geral, as experiências mais buscadas para as festas de fim de ano foram, respectivamente: Sol e Praia, Cruzeiros, Luxo, Viagens para Montanhas e Campo e Resorts.


Fazendo um recorte por evento, para o Réveillon as experiências mais buscadas foram Sol e Praia (26%), Luxo (19%) e Resorts (15%). Quando o assunto é o tipo de viagem, o destaque fica para os roteiros completos, com aéreo e terrestre (26%). Entre os destinos mais vendidos, Rio de Janeiro e Dubai lideram a lista.


Em relação ao Carnaval 2022, viagens de Sol e Praia (26%) e o Luxo (23%) são as mais buscadas, sendo que as experiências completas ficam no topo das preferências (25%), com Salvador em destaque.


Já no Natal, o luxo (23%), viagens de para montanhas e campo (20%), e os Resorts (18%) figuram entre as experiências mais buscadas. Aqui, os roteiros completos também foram protagonistas, representando 25% das compras com Gramado figurando no topo das buscas.


Por fim, para os feriados no decorrer de 2021, o produto mais vendido foi o terrestre (21%), locação de automóveis (20%) e experiência completa com aéreo + terrestre (16%), o que confirma o protagonismo das viagens de proximidade para os pequenos períodos de folga.



“A coleta de dados junto aos associados Braztoa nos permitiu compreender os produtos e as experiências mais buscadas. A análise de Big Data da Plataforma Sentimonitor nos ajuda a compreender que os pacotes de 7 dias seguem os mais procurados, independente do feriado e do publico. Os amigos e familiares encontram no Natal e Reveillon o momento de busca por permanências mais longas de 15 e 30 dias, contribuindo para a formatação de produtos específicos a este publico. Também identificamos que outubro alcançou o pico de menções pelo Natal e Reveillon e agora em Novembro o carnaval já começa a ganhar evidencia e protagonismo nas publicações. É a partir da análise combinada de diversas fontes em tempo real que conseguimos ser cada vez mais precisos na tomada de decisão.” Aponta Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

Destacamos ainda, que os Cruzeiros Marítimos que representaram 15% das vendas para o Carnaval, 12% para o Réveillon e 11% para o Natal. Com protocolos robustos e experiências que oferecem transporte, hospedagem, alimentação e entretenimento em uma única viagem, a navegação vem ganhando força entre as opções escolhidas pelas pessoas e volta às prateleiras de agencias e operadoras, que representam 90% das vendas desse tipo de viagem.


Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, firmou uma parceria com a UP Soluções para o seu desenvolvimento, ganhou novos parâmetros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa.

A cada mês, as pesquisas trazem dados para compor a série histórica e dados temáticos, que são exibidas ao mercado em encontros online para sua apresentação, e é disponibilizado um infográfico com os principais destaques. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas internos e convidados. Assita AQUI a gravação deste mês.


A repercussão midiática dos boletins é algo a se deixar registrado. Mês a mês a imprensa acompanha o lançamento e se abastece de informações que passam a ser utilizadas nos meios de comunicação, dos mais diversos veículos, desde veículos nacionais de grande impacto, até a mídia local das cidades.


Destacamos a seguir algumas inserções:










Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações. Conheça mais sobre a UP aqui.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page