top of page

Mapa de Regionalização do Turismo 2022

MTur prorroga prazo para inserção no sistema de atualizações dos destinos para o Mapa do Turismo Brasileiro que deverá lançado em março, até 14 de janeiro de 2022. A medida possibilita que estados, municípios e regiões turísticas tenham mais tempo para se adequar às novas regras.



O Ministério do Turismo ampliou o período para que estados, municípios e regiões turísticas se preparem para cumprir os critérios de participação no Mapa do Turismo Brasileiro. Agora, os gestores estaduais terão mais tempo para sensibilizar e mobilizar dirigentes municipais e regionais para participarem da iniciativa. O prazo será ampliado até 14 de janeiro.


Outra grande mudança é que o Mapa que era atualizado a cada 2 anos passa a ter atualização continua, isto é poderá ser atualizado a qualquer tempo. Esta mudança foi informada pela Portaria Nº 41 publicada em 26 de novembro de 2021. Assim, os gestores municipais poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários a qualquer tempo desde que atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos disposto em portaria, por meio da plataforma disponibilizada pelo Ministério do Turismo.


Os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas deverão revisar as informações prestadas, homologar o cadastro dos municípios, bem como validar sua composição, e regiões turísticas e apresentá-los ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo, que registrará ciência em ata.


Com o cumprimento do novo cronograma publicado na Portaria MTur 48/2021, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, terão 30 dias para homologar os cadastros dos municípios no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que terá 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano.

Outra novidade é que além dos critérios já conhecidos, na plataforma será adicionado um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.


Vale lembrar que a inclusão no Mapa e a sua respectiva categoria é fundamental para a captação de recursos e investimentos, sobretudo provenientes da esfera federal e do Ministério do Turismo.


O prazo para envio das das atualizações para comporem o Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, que será lançado em março será até 14 de janeiro de 2021, através da Plataforma disponivilizada pelo Mtur.


Seu Município já compõe o Mapa do Turismo Brasileiro? Considera que pode estar melhor posicionado? Gostaria de obter ajuda para organização da documentação?

Agende aqui um horário com nossos especialistas, que estamos disponíveis para te ajudar.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page