top of page

Resultados Comentados - Boletim Mensal Braztoa AGOSTO

Atualizado: 6 de jan. de 2022

Abertura de fronteiras e os desafios para a recuperação do turismo internacional, este foi o tema do Boletim Mensal Braztoa de Agosto, apresentado em 21 de setembro.


O Boletim Mensal Braztoa é fruto de uma parceria entre a Up Soluções e a Braztoa e tem como propósito gerar informações e inteligência de mercado para o setor de turismo, a partir de dados reais e atualizados. Para quem está se deparando com ele pela primeira vez, lembramos que ele é composto por dados de série histórica e todos os meses trazemos uma componente temática que esteja em evidência, este mês falamos da relevância e desafios para a retomada do turismo internacional.


Sabemos que cada vez mais o tempo é escasso, entretanto precisamos tomar decisões rapidamente com muita sabedoria para não perdermos nenhuma oportunidade. É isto que nos motiva todos os meses a trabalhar em um formulário intuitivo, com perguntas estratégicas que nos tragam bons resultados. Em agosto, mais uma vez tivemos o aumento no volume de respondentes, e alcançamos 82% dos associados Braztoa, e a boa notícia é que a média de respostas se manteve em 20 min! Isso mesmo, 20 minutos de cada associado por mês é o que precisamos para gerar dados tão valiosos!


“A gestão por dados torna-se cada vez mais necessária e relevante, uma vez que setor está em constante mudança. A partir de informações fidedignas conseguimos antecipar ações e tomar decisões assertivas. A cada mês a UP Soluções e a Braztoa têm protagonizado este papel, gerado informações e impulsionado a gestão por dados." Sidnei Pfau, CEO da UP Soluções.

Desafios Para a Retomada do Turismo Internacional

A cada dia, semana ou mês, a recuperação do Turismo ganha novas variáveis e protagonistas, que mudam a cada notícia de liberação ou restrição, e que têm o poder de alterar gráficos, traçar novas rotas de trabalho e expectativas de retomada.


Atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros. Sendo que restrições leves caracterizam-se pela apresentação de certificado de vacinação e/ou teste negativo de convide, e no final de setembro os Estados Unidos e a Argentina anunciaram abertura em breve.


A evolução da abertura de fronteiras, mesmo que a passos lentos, tem trazido cada vez mais fôlego para a recuperação do Turismo Internacional, que depende de diversos outros fatores. Afinal, quais são os principais desafios para a retomada do Turismo Internacional?


Com o objetivo de gerar inteligência de mercado e subsidiar tomadores de decisão, o Boletim Mensal Braztoa de agosto apurou quais são, de fato, os principais desafios para a retomada das vendas de viagens internacionais.




Infelizmente os maiores desafios são aqueles que não podemos controlar. As restrições de circulação entre países, a retomada da malha aérea e os valores dos bilhetes aéreos estão no topo dos desafios enfrentados pelo setor. O valor e a variação cambial, e o surgimento de novas variantes da COVID-19 aparecem em seguida na lista que ainda traz como destaque a instabilidade política do Brasil e tipos de vacina aceitos pelo mundo.


Mas vamos às questões práticas? O Frederico Costa, nosso Head de Inovação aponta que

“Os empresários do setor de turismo devem evidenciar a segurança dos destinos, manter atualizações constantes acerca das restrições sanitárias de cada cidade e/ou país, trabalhar com destinos e fornecedores alternativos, além de buscar parceiros para criarem produtos inovadores, estarem atentos à comunicação sobre novas aberturas de fronteiras e utilize-la também na sua comunicação.”


Série Histórica


Nesta edição inovamos na forma de apresentar os dados, substituímos 15 slides pelo infográfico abaixo, o que acharam? Apresentar os dados de forma mais acessível e compreensível a todos é para nós o maior desafio do trabalho com dados, e nós nos dispomos a combatê-lo! Não deixe de nos dizer a sua percepção.


Boletim Mensal Braztoa Agosto

A partir do infográfico identificamos que em agosto, 41% das operadoras faturaram 50% ou mais da média histórica (2019), enquanto 38% seguem com as vendas na média de 25% do período pré-pandemia. E como vem acontecendo nos últimos meses 100% das operadoras associadas à BRAZTOA efetuaram vendas em agosto, o que reforça o caminho de recuperação do setor.


Ressaltamos que 65,31% das vendas foram para o mercado nacional. Já o internacional, que representou 12% das vendas em julho, deve um aumento de 22 pontos percentuais e saltou para 34,69% em agosto. Será que isso não está diretamente relacionado com a abertura de fronteiras e número crescente de países que estão flexibilizando restrições para brasileiros, além da vacinação, que segue avançando em território nacional?!


Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em agosto, 31% aconteceram no mesmo mês da aquisição e 43% se realizarão até o fim de 2021, e apenas 26% dos roteiros vendidos estão com embarques agendadas de 2022 em diante.


No internacional, os embarques no mesmo mês da compra somaram 16%, e 32% acontecerão até o fim deste ano, 30% das viagens vendidas serão concretizadas no primeiro semestre de 2022 e 17% no segundo semestre do próximo ano. Esses indicadores evidenciam a tendência da compra para embarque imediato ou pouco tempo depois da aquisição.

“Diariamente, lidamos com pessoas que estão optando por comprar para embarcar. Esses consumidores pautam sua decisão de viagem na soma dos fatores custo x benefício somada à análise de riscos com pouco tempo para mudanças no cenário no qual elas se sentem mais seguras para viajar”, disse Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa.

Eis aqui outra novidade no Boletim Braztoa deste mês. Percebemos que uma das informações mais consumidas eram os destinos mais vendidos, então reestruturamos e demos uma nova cara. Se estamos falando de destinos, porque não colocá-los num mapa?!?!


O mapa abaixo apresenta pela tonalidade de cores, as regiões e cidades mais buscadas, quando mais forte a coloração, maior foi a busca. Destacamos em amarelo aqueles destinos que tiveram um aumento repentino de vendas de um mês para o outro.



Destinos mais Vendidos

As alterações em relação aos países que abriram suas portas para brasileiros trouxe mudanças, também, para o gráfico de destinos mais vendidos, que agora mostra a Europa como segunda região mais vendida, ficando atrás apenas da América Central e Caribe, preferência dominante nos meses anteriores. Em seguida, aparecem Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceânia.


No internacional, os destinos mais vendidos foram Cancun, Maldivas, Egito e Dubai, que agora dividem espaço com o aumento brusco nas vendas para Portugal, França e Suíça.


No Brasil, a Região Nordeste segue como a mais procurada, seguida do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Destaque dos destinos mais vendidos em agosto foi para Fortaleza, Salvador, Natal, Gramado e São Paulo. São Luis, Maragogi e Rio de Janeiro, despontam no ranking das vendas de agosto, como destinos com aumento expressivo de vendas.

O Presidente da BRAZTOA, Roberto Haro Nedelciu destaca

“Mais uma vez, constatamos que a informação de qualidade é a chave para a recuperação do Turismo. Esta edição do Boletim, além de evidenciar os desafios, nos mostrou que a vendas internacionais, assim como para destinos do Brasil, têm seu público e voltarão, pouco a pouco, de acordo com cada sinalização positiva para os brasileiros. Claro, o trabalho para vencer tantos outros gargalos é grande, mas perceber, em números, que essa reconstrução está acontecendo traz ainda mais ânimo para esta caminhada, que está só começando. ”

Outro diferencial do Boletim Mensal Braztoa e o resumo das principais informações em um infográfico, de fácil consulta e utilização pelo setor, ainda não tem o seu?! Ele está disponível para download no site da Braztoa.



Um dos maiores desafios hoje não é propriamente a geração de dados. Isso o fazemos sem perceber com todos os nos nossos sistemas e no decorrer da nossa atividade professional e no dia a dia. A consolidação, análise e cruzamento de dados, é o salto que precisamos dar para conseguir tomar decisões de forma assertive, e com base em dados!


Este salto temos tido a honra de realizar juntamente com a Braztoa, na elaboração do Boletim, e esta ação têm nos aproximado de destinos turísticos, entidades e empresários interessados em aprimorar este trabalho. É o seu caso?! Fique à vontade para nos contatar aqui e teremos muito gusto e conversar e identificar como podemos incrementar a sua gestão por dados.








Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, firmou uma parceria com a UP Soluções para o seu desenvolvimento, ganhou novos parâmetros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa.

A cada mês, as pesquisas trazem dados para compor a série histórica e dados temáticos, que são exibidas ao mercado em encontros online para sua apresentação, em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas internos e convidados. Assita o deste mês AQUI.


Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações. conheça mais sobre a UP aqui.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page