top of page

Bem Vindos ao Blog UP

Sejam bem-vindos ao Blog UP - o espaço criado pela UP Soluções para compartilhar novidades, notícias e cases do setor de turismo. Nesta primeira postagem não poderíamos perder a oportunidade de nos apresentar um pouco melhor.





Somos um grupo de consultores multidisciplinar jovem, porém com uma bagagem profissional sólida e reconhecida. Nascemos, enquanto empresa, em meio a pandemia e temos o propósito de democratizar a transformação tecnológica no turismo com metodologia própria, colaborativa e integrada. Queremos ser um agente transformador e facilitador para a inclusão digital nos destinos turísticos.


Acreditamos que a tecnologia é o catalisador para a consolidação da tríade da sustentabilidade: social, econômica e ambiental. Através da inovação tecnológica vamos potencializar o desenvolvimento, a segurança, a colaboração e a inteligência de destinos e empresas turísticas.


Entendemos que para um destino se qualificar e tornar-se um "Destino Turístico Inteligente", ou como preferimos chamar "Destino Colaborativo e Inteligente", é necessário passar por algumas fases: qualificar a base, envolver a comunidade local e implementar soluções tecnológicas. Mas, mais do que isso, é preciso conhecê-lo, identificar seus diferenciais para então potencializar cada um deles. Na teoria este é um processo simples, mas colocá-lo em prática tem se mostrado um grande desafio, sobretudo para os gestores.


A Up Soluções surge para auxiliar os destinos a entenderem as suas necessidades. Para integrar soluções e otimizar recursos humanos e financeiros na qualificação de destinos. Para auxiliar os gestores a desenvolverem um planejamento turístico colaborativo e gamificado. E para aproximar as melhores soluções dos gestores, através de um processo simplificado de contratação.


Temos como propósito democratizar a inclusão digital e tecnológica nos destinos turísticos, promover parcerias publico-privadas e apresentar soluções de forma integrada e viáveis de serem contratadas e executadas pelos gestores, a Up Soluções acredita que o turismo pode gerar benefícios reais a empresas e à destinos turísticos.


Entendemos que os principais desafios são:

- Aproximar a Inovação Ciência e Tecnologia - ICT´s ao mercado Turístico.

- Viabilizar Parcerias público-privadas para o desenvolvimento territorial;

- Integrar as mais diversas soluções tecnológicas para desenvolvimento do turismo, otimizando assim os processos e os recursos humanos e financeiros;

- Qualificar a cadeia produtiva para a transformação digital;

- Gestão do turismo baseada em números reais do setor;

- Promover a vivência turística integrando tecnologia e autenticidade em destinos turísticos;

- Identificar e criar outras soluções tecnológicas que permitam melhor aproveitamento e desenvolvimento do turismo;

- Aproximar o setor de turismo gerando um HUB de conhecimento e troca de experiências.

- E por fim, uma vez que temos representação no Brasil e em Portugal, temos como desafio explorar as melhores soluções de ambos os países, oferecendo sempre o que há de mais inovador e eficiente no mercado.


Sidnei Pfau, CEO - Up Soluções
Sidnei Pfau, CEO - Up Soluções

Nosso Fundador e CEO é o Sidnei Pfau, Bacharel em Turismo pela PUC-RS, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas em Turismo, Gestão de Turismo, Vivência Internacional – Idiomas, Transferências de Recursos – SICONV, Empreendedorismo - EMPRETEC e Startup University e formação como Coach Executivo.


O Sidnei é otimista e solucionador de problemas. Atuou em Hotelaria e Eventos no Brasil e no Exterior. Foi professor de Turismo e Hotelaria no Senac e Coordenador de Projetos Turísticos na Prefeitura de Gramado. Especialista em Gestão Pública para o turismo e desenvolvimento territorial, atuou em Startups de Turismo e participou de incubação e aceleração em Portugal com a Beta-i em desafio internacional de tecnologias 5G.




Frederico Costa - Head of Innovation
Frederico Costa, Head of Innovation

Nosso Head of Innovation e Co-Fundador Up Soluções é o Frederico Costa, Engenheiro e mestre pela UFSC, onde foi também professor e pesquisador. Possui expertise de mais de 20 anos em transferência de tecnologia, articulando instituições e promovendo arranjos produtivos locais. Acumula prêmios de inovação e desenvolvimento sustentável como empreendedor. Como educador, é um dos pioneiros na modalidade a distância no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Aposta no uso de tecnologia para impulsionar a qualificação de pessoas para desenvolvimentos territoriais.


Rayane Ruas, Head of Intelligence
Rayane Ruas, Head of Intelligence

E a o lado feminino da nossa equipe fica com a nossa Head of Intelligence e Co-Fundadora, Rayane Ruas. Ela além de mãe é Turismóloga, Doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro e Mestre em Turismo pelo CET/UnB. Com 12 anos de atuação no turismo, tanto na esfera pública e como no privado, é especialista em planejamento turístico, políticas públicas e desenvolvimento de projetos para inovação no setor.


Após 8 anos na Secretaria de Turismo do DF, 4 deles como Diretora do Observatório de Turismo de Brasília decidiu expandir os horizontes, difundir sua experiência e transformar destinos turísticos. Com o pensamento fora da caixa e sempre com um sorriso, aposta no turismo como catalizador do desenvolvimento e no empoderamento da sociedade para a transformação digital.

Esperamos que gostem deste espaço, e que se sintam à vontade aqui, assim como nós. Qualquer dúvida, insight ou necessidade não hesitem em nos contacta, que teremos todo o gosto em vos atender.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page