• Rayane Ruas

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA PESQUISA


Transformação digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Assim, abrange mudanças em diversos âmbitos de uma sociedade, isto é, essa transformação modifica o paradigma da utilização da tecnologia.


A questão é que a tecnologia vem transformando a sociedade todos os dias e impactando diretamente a maneira como as pessoas se relacionam. Isso traz novos desafios para as empresas, que precisam se adaptar e atender às novas necessidades do mercado. Mas se tudo muda com tanta velocidade dá para esperar o fim do mês para avaliar números, gerar relatórios e por fim tomar uma atitude? Acredito que todos concordem que não.


A tomada de decisão precisa ser ágil para quem pretende estar à frente da concorrência.


Então, como a transformação digital se aplica aos métodos de coleta de dados?


Lembramos que a coleta de dados é a obtenção de informações estratégicas, que pode ser realizada de diferentes formas e com diversas técnicas.

Podemos coletar dados primários, que representam informações atuais, coletadas para uso específico, diretamente com o detentor da informação. Vamos relembrar as principais técnicas utilizadas:

1. Questionário - Um conjunto de perguntas, abertas ou fechadas, utilizadas para coletar dados do público-alvo e informações sobre suas preferências, opiniões, escolhas e comentários relacionados aos seus produtos e serviços.

2. Entrevistas – Neste método o entrevistar faz perguntas ao entrevistado de forma a extrair melhores informações.

3. Sondagens - Compostas por apenas uma questão de escolha única ou múltipla.


Agora sim estamos prontos para compreender:


Como a transformação digital se aplica à coleta de dados primária?


A coleta de dados online, substanciada na alta penetração e conectividade de dispositivos móveis, está ganhando cada vez mais adeptos no mundo dos negócios, à medida que suas vantagens – em termos de redução de custos e maior eficácia – tornam-se populares.


Através da realização de pesquisas online, que são muito úteis para coletar dados do público-alvo, informações sobre suas preferências, opiniões, escolhas, realização de sondagens e até entrevistas, podemos otimizar o processo de coleta de dados em um processo prático, seguro e eficiente.


Existem softwares de pesquisa online que permitem personalizar o visual da pesquisa, gerando mais confiança ao respondente e influenciando-o que responda às perguntas com disposição e veracidade. Ofertando diferentes tipos de perguntas, que auxiliam a navegabilidade e deixam os formulários de pesquisas mais intuitivos e amigáveis.

Além disso, uma pesquisa online é possível de ser distribuída através do canal mais adequado ao seu público-alvo, como e-mail, website, aplicativo offline, código QR, redes sociais, dentre outras.


Vale ressaltar, que uma pesquisa online pode, e deve, ser desenvolvida sob o amparo da Legislação de Proteção de Dados - LGPD, de forma a garantir a privacidade dos respondentes e a utilização dos dados de forma segura para todos os envolvidos.


Entretanto, o aspecto crucial de uma pesquisa online é a geração de gráficos, resultados e informações em tempo real, com dados extremamente atualizados e de forma fidedigna. Deixando de lado todo o processo tradicional de tabulação, e geração de relatórios, uma vez que tudo isso passa a ser automatizado. Esta consolidação dos dados em tempo real possibilita a tomada de decisões preventivas, preditivas e corretivas.


Os softwares de pesquisas disponíveis no mercado podem gerar vários tipos de relatórios e executar algoritmos analíticos para sinalizar pontos de atenção e intervenção, isso sem contar em alertas para grandes variações. Fator que economiza tempo e recursos quando a pesquisa para os gestores.


Caso se interesse em estruturar dados de fontes oficiais, temos um post no blog que fala sobre isso e te ajuda a dar os primeiros passos na estruturação de dados para o seu destino.


Se já estiver com os dados oficiais em uso e sente falta de algo a mais, também temos um post no blog falando dos usos do big data no turismo, que pode te dar alguns insights interessantes. Vale sempre lembrar que o big data é vasto e possui diversas fontes e tipos de dados, e devem sempre ser ajustados à sua realidade e necessidade.


Neste post trouxemos informações para transformação digital de coletas primárias, diretamente com o detender desses dados.


Para finalizar, listamos 5 motivos para a realização de pesquisas por meios digitais:




# 1: A evolução para o mundo digital começa com a redução do papel

É uma realidade: a dependência do papel ainda é muito forte em escritórios e ambientes organizacionais em todo o mundo, e para eliminar o papel será necessário superar a resistência ao mundo digital.

A pesquisa da Tech Pro Research aponta que para 79% dos entrevistados o principal objetivo da evolução digital é a redução do uso de papel. Iniciativas de sustentabilidade ambiental são comuns entre organizações também interessadas no uso de ferramentas digitais ou móveis.


#2: A adoção de novas tecnologias é apenas o começo

A substituição de sistemas obsoletos de coleta de dados, como o papel, pranchetas e pesquisadores, é um passo na direção certa para as empresas e destinos turísticos se adaptarem às mudanças atuais. Mas a coleta de dados online é apenas o começo de uma jornada em direção a uma transformação muito mais profunda.


#3: A coleta de dados online não tem limites de aplicabilidade

A coleta de dados online tem ganhado espaço em áreas anteriormente impensáveis. Ela tem sido usada não só no turismo, mas também no mundo da ciência, como em ensaios clínicos.


#4: Transposição de barreiras idiomáticas

Um dos maiores desafios na pesquisa em turismo é abordar estrangeiros e atendê-los em seu idioma. Através de uma pesquisa online conseguimos não só inserir a pesquisa em seu idioma, como também para o gestor, os resultados já saem consolidados em um único relatório.


#5: Resultados em tempo real

Chega de esperar fechar o período de coleta, para tabular pesquisas, para então gerar gráficos e analisar. Chega de olhar para o que passou e pensar no futuro. Com pesquisas online os resultados estão disponíveis em um dasboard tempo real, pode-se analisar o que aconteceu hoje e já corrigir amanhã, sem perder um mês.

Quer transformar digitalmente as suas pesquisas?! Agende aqui seu horário.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo