top of page

Resultados Comentados - Boletim Mensal Braztoa SETEMBRO

Um terço das operadoras já alcançaram faturamento próximo da média histórica.


A aproximação do fim do ano, os avanços da vacinação e abertura de fronteiras somam fatores que favorecem a recuperação do Turismo. Diante de uma demanda reprimida que, mês a mês, se mostra apta a viajar, oferecer a melhor experiência, não apenas de viagem, mas também de escolha e de compra, é essencial para conquistar clientes e, acima de tudo, fidelizá-los.


Os resultados das operadoras de turismo no mês de setembro e como elas estão usando as ferramentas atuais em prol do seu crescimento fazem parte do Boletim Mensal Braztoa de setembro, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas.


Em setembro, 36% das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica (75% ou mais) e 46% em patamares equivalentes a 25% dos números pré-pandemia. Já em relação ao ano passado, 43% das operadoras dobraram o faturamento de setembro de 2020.


Ao se comparar o desempenho com o mês de agosto de 2021, 80% das operadoras tiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro do mesmo ano, o que mostra que o caminho de recuperação segue um processo de consolidação sustentável, com passos cautelosos, mas firmes e com cada vez menos chances de retrocessos.

Outros indicativos reforçam a linha evolutiva cautelosa do setor: em setembro, 35% dos operadores embarcaram acima de 50% do volume de passageiros, 10% superaram a média histórica, e 54% até 50% dos embarques.


Observamos também que 61,4% dos embarques nacionais foram de novas vendas, número quase empatado com o internacional, onde 62% dos embarques foram decorrentes de vendas novas.


O mercado nacional segue representando a maior parcela dos roteiros comercializados (72,31%) enquanto o internacional, apesar de ainda lidar com alguns obstáculos rumo à recuperação total, alcançou 27,69% das vendas.


No Brasil, o Nordeste segue como a região mais procurada, seguida do Sul. Entre os destinos mais vendidos em setembro estão Salvador e Gramado em primeiro lugar, seguidos de Natal, que ficou em segundo, e Praia do Forte, São Paulo e Fortaleza, que dividem a terceira colocação. Foz do Iguaçu e Maceió despontam no ranking do mês como destinos com aumento expressivo de vendas.


Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em setembro, 29,2% aconteceram no próprio mês da aquisição e 45% se realizarão até o fim de 2021.


“Os destinos mais vendidos, corroboram com os dados de big data analisados pela UP Soluções, em que as viagens de praia e natureza correspondem a 20% das menções na mídia, seguida pelas viagens em família com 17%. Ainda, identificamos que os feriados e finais de semana equivalem a 37,5% das viagens. Portanto, 1/3 do turismo brasileiro está concentrado nas viagem de natureza e familiar e nos feriados e finais de semana, estamos diante de uma alteração nas preferências e na da sazonalidade.” aponta Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

No internacional, América Central/Caribe e Europa figuram entre as regiões mais procuradas, com aumento relevante da América do Norte, em razão do anúncio da liberação de viagens a turismo para os Estados Unidos. Entre os principais destinos estão Cancún, Dubai, Egito e Maldivas. Portugal e Tunísia figuram entre os destinos com crescimento expressivo nas vendas.


Em relação aos embarques internacionais, 14,6% ocorreram no mesmo mês da pesquisa, 40,4% ocorrerão até o final do ano, enquanto 31% estão agendados para o primeiro semestre de 2022, 12,5% acontecerão no segundo semestre do próximo ano e apenas 1,4% ficarão para 2023.








Temático: Transformação Digital nas Operadoras de Viagens


Este mês, a componente temática do boletim buscou fazer um diagnóstico da destreza digital das operadoras. Entre estratégias, ferramentas, investimentos e readequações em termos digitais, identifica-se nas operadoras o foco no uso da tecnologia para oferecer a melhor experiência para os clientes antes, durante e depois da compra.


Nos meios de pagamento o Pix já se consolida como o segundo mais relevante das empresas, com 15,97% das operações, atrás apenas do cartão de crédito, que representa 64,9% das transações. Além da agilidade, o Pix pode ainda aumentar a rentabilidade das operadoras, visto seu custo e risco menores (não tem chargeback).






No contato com o cliente, o e-mail e o WhatsApp se destacam. O e-mail é o canal mais utilizado para contato com os clientes, seguido pelo WhatsApp e telefone, e só então figura as lojas físicas. O envio de vouchers, materiais informativos, assinaturas de contrato e pagamentos são, em sua maior parte, já são feitos de forma automatizada pelas empresas, para garantir agilidade, qualidade e economia de tempo e pessoal dos operadores.




Em se tratando do marketing digital, Instagram e Facebook são as maiores vitrines das operadoras (93,3% estão presentes nestes canais de forma profissional). Nestes canais as empresas dão grande importância para imagem (reputação) e análise da concorrência (posicionamento no mercado). O diagnóstico apontou que 60% utilizam sistema de análise da reputação online e 53% de análise da concorrência.


“A transformação digital do governo federal, reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º no rankings de digitalização dos governos mundiais, contribuiu para as operadoras de diferentes formas, acelerando a gestão administrativa, com a digitalização dos sistemas de emissão de notas fiscais, pagamentos de impostos, e folha de pagamento, mas principalmente e notadamente com a implementação do PIX” aponta o Presidente da BRAZTOA, Roberto Nedelciu.

Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, firmou uma parceria com a UP Soluções para o seu desenvolvimento, ganhou novos parâmetros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa.

A cada mês, as pesquisas trazem dados para compor a série histórica e dados temáticos, que são exibidas ao mercado em encontros online para sua apresentação, e é disponibilizado um infográfico com os principais destaques, que fica disponível no website da Braztoa. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas internos e convidados.


A repercussão midiática dos boletins é algo a se deixar registrado. Mês a mês a imprensa acompanha o lançamento e se abastece de informações que passam a ser utilizadas nos meios de comunicação, dos mais diversos veículos, desde veículos nacionais de grande impacto, até a mídia local das cidades.


Destacamos a seguir algumas inserções: Panrotas - Novas vendas superam remarcações na Braztoa









Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações. Conheça mais sobre a UP aqui.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page