• UP Soluções

Resultados Comentados – Boletim Mensal Braztoa JULHO

Atualizado: 19 de Nov de 2021




O Boletim Mensal Braztoa é realizado a partir de uma parceria entre a Up Soluções e a Braztoa e tem como propósito gerar informações e inteligência de mercado para o setor de turismo, a partir de dados reais e atualizados. Possui uma coleta de dados para série histórica e todos os meses trazemos um tema atual com mais detalhes, este mês falamos das férias de julho e dos critérios de decisão para compra de uma viagem.


É realmente incrível o que o dado primário, que já está na sua empresa, nos seus associados ou até mesmo no seu destino pode fazer ao se juntar com outros do setor. Conseguimos gerar informações assertivas, claras e atualizadas que permitem assertividade nas nossas ações! Sidnei Pfau, CEO UP Soluções.

O primeiro diferencial do Boletim Mensal Braztoa está no tempo de entrega, apresentamos dados com até 20 dias de defasagem, então no dia 17 de agosto, apresentamos os dados referentes às vendas e viagens realizadas de julho. Incrível, não é?!


Esta parceria gera 4 diferentes entregas de acordo com o público

1. Apresentação dos resultados, feita online e aberta ao público, (assista a gravação aqui).

2. infográfico com os principais destaques, que é a pronta referência deste estudo. (disponível ao final)

3. Entretanto entendemos que não é o suficiente, então elaboramos um relatório comentado exclusivamente aos associados Braztoa,

4. E ainda, elaboramos um outro relatório, com maior nível de detalhamento é entregue à entidade para subsídio de planejamento, definição de ações e resposta à imprensa.


Vale destacar que neste mês tivemos um aumento de 20% no engajamento dos associados Braztoa para respostas ao formulário, o que para nós da UP demonstra um reconhecimento do potencial e relevância desta ação. Outro detalhe é que o tempo de resposta médio foi de 20min. Com apenas 20 minutos de dedicação de cada associado Braztoa conseguimos trazer resultados de um valor inestimável!


Mas vamos ao que verdadeiramente interessa né?!


Os principais resultados, passa para o lado para ver todos os gráficos:



Faturamento

Em julho, 58% ainda não atingiram metade do faturamento histórico, entretanto 17% das operadoras chegaram próximo ou ultrapassaram o patamar de vendas pré-pandemia (2019). Mas já é possível observar uma evolução: em julho, houve um aumento de 10 pontos percentuais entre as empresas faturando de 51 a 75% da média histórica, e uma redução de 8% nas que faturaram até 25%, ambas em comparação com junho deste ano.

Ao se comparar o desempenho dos últimos dois meses com a média histórica, constatou-se que julho foi melhor do que junho, sobretudo por conta da redução de 20% nas empresas que não tiveram embarques (caiu de 26% para 6%). Além disso, 82% dos embarques foram relativos à novas vendas realizadas (4% a mais que no mês anterior).

88% dessas vendas foram para o mercado nacional e 12%, para o internacional. Atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros e, somado ao avanço da vacinação e à agilidade no resultado de testes para Covid-19, formam um conjunto de fatores que podem ter contribuído para o retorno das viagens internacionais, que ficou evidente não apenas pelo faturamento, mas também pelos embarques realizados, representando 10% do total. Apesar de estar abaixo da média histórica, esse indicador é um dos mais altos dos últimos 15 meses.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas, a maior parte aconteceu no mesmo mês da compra (Julho) ou se realizará até o fim de 2021. No internacional, os embarques até dezembro deste ano são predominantes.

O surgimento de variantes do vírus da Covid segue gerando incertezas de um futuro próximo, o que reflete na redução da antecedência de compra para viagens internacionais. Além disso, os turistas também estão aproveitando as ofertas para o segundo semestre de 2021, com um volume significativo para esse período.


As viagens nos períodos de férias, antes priorizadas pela maior parte das pessoas, começam a dar espaço para embarques programados para outros momentos.

“Identificamos um aumento de 12% nas vendas fora do período de férias e feriados, em comparação à média histórica (salto de 34% para 46%). A sazonalidade é um dos maiores desafios do turismo esta redução é sem dúvidas extremamente benéfica, é necessário identificar os principais fatores que geraram esta modificação do mercado e potencializar estas ações” Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

Perfil consumo Férias Julho

Com famílias de adultos e famílias com crianças liderando o perfil do viajante, os Resorts, Sol e Praia, Luxo e Turismo Rural figuraram entre os mais buscados do mês e apontam para a preferência do público por lugares com protocolos de segurança estabelecidos.


Experiências completas como serviços mais buscado, seguido do terrestre e locação de automóvel, em que as locadoras apontam um crescimento de 128% na locação de SUVs, afinal, é preciso caber a familia toda com conforto.

Sobre o tipo de viagem, as experiências completas (aéreo + terrestre) saem na frente, seguidas das dos roteiros terrestres e locações de automóveis. A duração da viagem predominante é de 5 a 9 dias.

Fatores decisivos para a compra da viagem

Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público.


Criérios decisão viagem - Boletim Braztoa
Fatores decisivos para a compra

O Boletim Mensal Braztoa identificou que a abertura do destino é decisiva para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.


Para chegar a estes dados utilizamos a metodologia de percepção por parte dos associados (na escala de 1 a 5, sendo 1 pouquissima relevância, e 5 muito relevante) para cada um dos critérios, e com suporte de inteligência artificia é possível levar os dados para o universo e chegar aos valores com relação ao volume de turistas.

Com este estudo entendemos que o serviço de atendimento das operadoras tem se revelado fundamentais ao viajante, agregando valor a cadeia de distribuição. Com destaque para informações sempre atualizadas, flexibilização de pagamento e de remarcação.


Com relação ao destino, a flexibilização das medidas restritivas aliadas a vacinação, protocolos de segurança, ampliação de testagem e testes com resultados mais rápidos, são fatores relevantes para a seleção do destino.


Já os destinos têm se beneficiado da redução da sazonalidade, de um público menor, entretanto com maior permanência (5 a 9 dias) e maior poder aquisitivo.


Confira a seguir o infográfico com os principais dados de julho, apresentados em agosto:

Infografico Agosto  Boletim Braztoa
Infografico Boletim Braztoa Agosto

Assine a nossa newsletter, nos acompanhe nas redes sociais e seja o primeiro a saber das novidades do setor e dos próximos lançamentos! Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn, fique a vontade para escolher aquela que melhor se identifica.


Ficou interessado, gostaria de realizar um estudo ou boletim na sua empresa, entidade ou município? Estamos disponíveis, agende um horário conosco aqui. Ainda da tempo de ser pioneiro na implementação de uma gestão por dados! 😊.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo