• Rayane Ruas

Engajamento nas redes sociais, você sabe como medir?

Atualizado: Jan 6

Na UP os métodos acadêmicos e a sua aplicação prática são levados a sério e andam juntos!!


A nossa Head of Intelligence, Rayane Ruas, desenvolveu uma metodologia para medição do engajamento nas redes sociais, composta por 4 dimensões: Popularidade, Comprometimento, Engajamento e Engajamento de post. Para cada dimensão foram propostos indicadores, e métodos de cálculo para cada um deles.


Esta metodologia foi testada com o perfil do instagram de 8 destinos turísticos brasileiros: @visitebrasilia, @visiteminasgerais , @turismo.saoluis , @visitmsoficial , @belohorizonte.mg , @visiteriograndedonorte , @goiasturismo e @circuitodasaguasmg . E foi validada como um método relevante do ponto de vistá teórico e prático.


O resultado?! A metodologia funciona! 😁 Ela foi desenvolvida para haver um parâmetro, prezando pela análise e avaliação individual de cada perfil, a partir da sua realização periódica.


Entendam: nenhum destino, rede social ou perfil é melhor ou pior, todos são diferentes!! Até porque a sua razão de existir e o método de trabalho, de cada perfil e até o trabalho do algoritmo impacta de forma diferente! O importante é que cada destino, cada gestor de redes sociais consiga olhar para o seu desempenho mês a mês e saber se melhorou, está igual ou por alguma razão perdeu engajamento da nossa audiência!


Todo o procedimento metodológico, análises e duscussões foram registradas e publicadas pela IGI, no livro ICT as Innovator Between Tourism and Culture.

Confira a publicação completa:

Tourist Social Media Engagement: Conceptualization and Indicators

Rayane Ruas (University of Aveiro, Portugal) and Belem Barbosa (University of Porto, Portugal)

DOI: 10.4018/978-1-7998-8165-0.ch012






Agora que tá tudo validado e publicado, vamos de workshop para conhecer a metodologia a fundo e aprender a aplicá-la no seu destino???





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo