top of page

Como evitar golpes no mercado digital?


Mercado Digital - Info Produtos


O mercado de infoprodutos vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a pandemia catalisou ainda mais essa tendência. Vários modelos de negócio e estratégias de marketing vão se consolidando neste meio digital, gerando inúmeras oportunidades. Mas cuidado, vamos falar sobre as práticas mais comuns e realmente inspiradoras e que geram oportunidades reais.


Primeiro temos que esclarecer o que é uma pirâmide financeira e evitar que você caia em golpes. Sim, a busca incessante por comissionamentos em vendas na internet acelerou também a quantidade de “ilusionistas” golpistas neste meio, aproveitando a vulnerabilidade das pessoas.

Para evitar esse constrangimento, basta você ter a sensibilidade de que o modelo não se sustenta financeiramente, mas como a criatividade dos golpistas estão gerando cada vez mais abordagens aprimoradas, olhem para a principal característica: foco tem que ser o produto, sem vendas, o modelo de aportes financeiros para entrar na rede e a necessidade de recrutar mais membros torna o modelo insustentável. Pronto, agora que você já sabe a necessidade de foco no produto, você precisa conhecer o produto e ver o potencial de vendas e as características dele, buscar mais informações na internet, avaliar a reputação deste e mesmo testar. Lembrando que se aplica também a serviços.


Agora vamos falar de oportunidades reais abordando dois modelos de marketing que possuem poucas diferenças, mas que vêm impactando positivamente o mundo dos negócios, mas principalmente das pessoas.


Já pensou em ganhar comissões por indicar um produto ou serviço que você ama?

Isso é possível e fantástico, pois todos ganham, você, o cliente final que chegou a determinado produto ou serviço através de você e também o fornecedor, que nessa estratégia acaba por gerar verdadeiras transformações na vida das pessoas. Em uma análise macro, diante das dificuldades econômicas e sociais resultado da avassaladora condição pandêmica mundial, os modelos de marketing de afiliados e marketing multinível podem ser uma estratégia realmente positiva dentro e fora das empresas. Primeiramente vamos conhecer ambos os modelos.


Marketing Multinível

Marketing Multinível

O marketing multinível, ou marketing de rede, surgiu em 1940 nos EUA. Como o próprio nome diz, você recebe comissões em diferentes níveis. Exemplo disso é a indústria de cosméticos que vendem de forma direta. Exemplo: Maria vendeu para Joana um esmalte e ganhou uma comissão. Mas a Joana gostou tanto, que agora ela quer vender para suas amigas. Joana pede a Maria uma oportunidade de vender também. Neste caso, as vendas de Joana irão gerar comissões para ela e para Maria. Mas atenção, perceba que o foco é vender o esmalte e não recrutar a Joana.


Geralmente neste modelo, você precisa investir em estoque inicial para ter produtos a pronta entrega. Em serviços, como no setor do turismo, plataformas digitais têm surgido como estratégias de posicionamento de marcas e destinos. E os modelos de comissão são vários, mas partem do mesmo princípio de redes, pessoas que atraem mais pessoas para determinado consumo. Sim, se você é empresário do turismo, pequeno ou grande porte e está lendo este artigo, podemos ajudar em ações e estratégias nesse modelo. Agora como leitor que assim como nós, ama o turismo por que ama relacionar-se com pessoas, também temos outras sugestões.


Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é o mais presente em nossas vidas e muitas vezes nem percebemos. Se você já fez alguma compra de produto ou serviço com cupom de desconto, provavelmente quem forneceu o cupom é um afiliado, que proporcionou venda para o fornecedor, ganhou comissão e ainda lhe ofertou uma promoção, isso é bom demais, todos ganham. Perceba que neste modelo não é necessário investir nada, apenas indicar. O exemplo emblemático desta estratégia de sucesso é o da Amazon Associates que iniciou em 1996 e perdura até hoje no mercado. Para a empresa foi uma significativa redução de investimentos em ações de venda e um crescimento exponencial invejável.


Existem diversas formas de monetizar neste modelo e falaremos em um artigo específico sobre esta modalidade, tanto para o promotor, como para afiliado. O mais comum no cotidiano é monetização por tráfego, impulsionado pelo mercado de bloggers e influencers digitais, além de anúncios diretos on e off line. Esta é uma equação complexa para cada tipo de produto e serviço, ferramentas disponibilizadas pelo promotor, gerenciamento das ações de vendas dentre outros fatores não menos importantes, devem ser analisados com cautela.


Exemplos como Submarino, Americanas, Ricardo Eletro e Polishop evidenciam essa prática comum no setor de produtos, onde você não precisa comprar uma geladeira para vender, apenas vende. A Hotmart no setor de cursos e com uma peculiaridade, onde as comissões ficam como crédito dentro da própria plataforma gerando maior consumo interno e qualificação de afiliados, o foco não é monetização pessoal. E claro, a Amazon não pode deixar de ser novamente mencionada, pois é um exemplo mundial de amplas funcionalidades e oportunidades dentro da mesma plataforma.


Mas nós somos do turismo, gostamos do turismo, o que tudo isso tem a ver com turismo?

Na realidade tem a ver com pessoas, com oportunidades, com transformação digital. Atentos a isso, a UP Soluções, uma consultoria especializada em Turismo, mas com uma equipe multidisciplinar, vem desenvolvendo uma gama de soluções de base tecnológica com intuito de criar oportunidades seguras com sensação de liberdade.


Produtos que vão desde qualificação continuada, aplicativos com diversas tecnologias embarcadas para diferentes segmentos (experiência turística, eventos, hotelaria, restaurantes e muito mais) e até mesmo plataformas de Big Data personalizadas.


Tudo isso com diferentes estratégias de afiliação e segmentos de atuação, mas com um elemento em comum: amantes do turismo preocupados com desenvolvimento sustentável e transição digital para destinos e empresas turísticas. Uma estratégia que torna acessível e democrático o acesso a tecnologia em diferentes esferas, gera oportunidade e competitividade para os destinos e o afiliado passa a protagonizar a função de agente local da transformação digital.


Se interessou pelo tema e quer fazer parte deste time catalizador da transformação, marque um horário e fale conosco, será uma honra te conhecer!

Por Frederico Costa, Head of Innovation - Up Soluções.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page